Faço bordado ou patch termocolante?

 

 

Mas qual é melhor?

O bordado a máquina ou patch termocolante?

O bordado tem sua beleza, claro!

Mas uma máquina não é igual a um bordado a mão.

Eu diria os dois, cada um com a sua beleza. No patch termocolante você consegue praticidade, rapidez, toque suave, nitidez e eficiência com um avesso limpo. Detalhes pequenos e finos com corte na Silhouette ficam perfeitos, mas nada impede de você fazer um corte manual com a tesoura. Dá para começar e fazer grandes trabalhos somente com uma tesoura, além disso é possível desenvolver toda criação no Studio, software da Silhouette, na versão gratuita, ela é poderosa!

Vamos abordar um trabalho bordado à máquina e fazer o mesmo trabalho no patch termocolante para comparação.

Confira esse tema que separamos e criamos nesse blog.

Tem um vídeo também, nele mostro as diferentes formas de engrossar uma linha para um produto que você deseja mais destaque!

Veremos como ter um ótimo aproveitamento do material, com excelente rendimento e também o resultado de um mesmo produto, bordado x patch termocolante.

Vamos lá!

Bordado a máquina

O nome já diz, a máquina, no mercado temos uma gama imensa de opções de máquinas caseiras para bordado que vão de 2000,00 a 30.000,00.

As versões mais simples trabalham com uma cor de linha por vez e há necessidade de ir trocando a cada cor, nada complicado, mas limita o tempo de produção.

Dentro da linha caseira também tem as máquinas que suportam mais de uma cor, começando com 6 cores diferente, lógico que o valor da máquina é maior, por agilizar o processo do bordado.

Para execução de um bordado você precisa de um arquivo com o bordado desenvolvido, isso se chama matriz de bordado. Normalmente as máquinas já vem com vários arquivos prontos para serem utilizados.

Para você fazer a sua própria matriz de bordado, é necessário adquirir um software de bordado. Existem vários no mercado, um software bom traz mais beleza ao seu bordado.

Um bordado bonito depende de vários fatores, software, criação da matriz (faz diferença quem cria), máquina, linha, entretela, …

Para quem está começando o melhor é comprar uma matriz quando você quer um trabalho diferenciado. Hoje você encontra matrizes de bordado gratuitos na internet e existem grupos de troca de matrizes, não sei se isso é um problema, mas …

Tem também os bastidores para fixação do tecido, que vai ser bordado, alguns trepidam muito fazendo o bordado ficar descompensado.

As linhas mais finas, deixam o bordado mais delicado e fino.

Patch termocolante

Como já comentei no início, para fazer um patch termocolante você precisa de uma ideia e uma tesoura. Lógico que dá para criar coisas fabulosas com patch termocolante.

Dou ênfase aqui ao corte com um plotter de recorte, Silhouette.

A criação é feita no Studio, que é o software da Silhouette, ele é gratuito e poderoso, faço praticamente tudo nele. Tem a versão gratuita e a paga, a diferença não é grande e dá para fazer tudo na gratuita.

Hoje um plotter de recorte novo com corte no tamanho A4 está por volta de 2300,00.

Para fazer um patch termocolante, você precisa de um tecido, gosto de trabalhar com a tricoline 100% algodão. O cetim sem elastano também é legal, a diferença é que tem brilho, dependendo da proposta fica show.

O tecido recebe o termocolante, existe o temporário que precisa de um contorno chamado ponto caseado manual ou a máquina. Já o termocolante definitivo, não precisa de costura ou qualquer outro ponto. Ele é fixado com o calor do ferro, um bom termocolante não sai na lavagem, eu recomendo da Fast Patch e o TecLabel do Fernando Maluhy, de todos que testei, esses são os melhores. Fixando corretamente com tempo, pressão e temperatura corretas, suportam a lavagem frequente.

Primeiro fixamos o termocolante no tecido, depois riscamos o desenho, se for corte manual desenvolvemos o projeto no Studio e cortamos com o plotter um recorte. Riqueza de detalhes e muito pequenos são muito bem-sucedidos com um plotter.

Veja abaixo a imagem de bordado x patch termocolante para você fazer a sua própria avaliação.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas!

Sucesso!!!